Olá gurias, achei melhor abrir esta página para nossas trocas de idéias sobre o nosso projeto.
Vamos aproveitar o máximo este espaço para aperfeiçoar e tornar nosso projeto cada vez mais rico, com muitas idéias e novos saberes , com novas descobertas.
Aproveitando o espaço deixo aqui o e-mail enviado que eu e a Izolete mandamos para vocês a respeito do tema do nosso projeto.
Olá gurias!
Como precisamos afunilar o nosso projeto, pensamos em:
# Por que são cada vez mais estreitos os laços de afetividades, como respeito, carinho e amizade entre os humanos e os cachorros?
Será que ajuda, foi idéia minha e da Izolete. Esperamos um retorno de vocês.
Beijos,
Ana Paula e Izolete
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Oi Tati li o teu e-mail que falaste que é melhor tirar os sentimentos, então, ficaria assim:
# Por que são cada vez mais estreitos os laços de afetividade entre os humanos e os cachorros?
Vamos lá gurias o que vocês acham?
Beijos, Ana Paula
Oi Ana Paula gostei, por mim fica essa pergunta, vamos então focar nosso estudo nos cachorros, ou seja, no relacionamento dos humanos com os cachorros. Vamos esperar as colocações das demais colegas.-(Izolete)
___________________________________________________________________________________________________________________________________
Olá gurias!
Desculpem-me mas andei bem resfriada e quando chegava a noite não conseguia manter os olhos abertos portanto não conseguia escrever.
Bem, mas estive pensando sobre o nosso bate papo na quarta-feira no Pead, e na quinta-feira observei que a chamada do programa Vida e Saúde -da RBS TV - tratava-se justamente sobre o relacionamento das pessoas (seres racionais) com os animais ((irracionais).
Nesta 1ª parte da pesquisa, trava-se justamente dos cachorros (destacando os ditos vira latas) . Justamente o que haviamos observado, que os cachorros são os animais mais achegados ao Homem. *Também na entrevista, cada uma das entrevistadas se referiam aos diferentes comportamentos que cada um dos animais por elas adotados tinham (eram duas as entrevistadas) e ambas tinham vários cachorros convivendo no mesmo ambiente, eles mantinham respeito entre eles e os comportamentos diferenciados.
*Relataram que cada um dos cachorros se assemelhava as atitudes de seus pais ou avós (dependia de cada um).
Então cheguei a um entendimento : Os cachorros se assemelham ao Homem neste quisito. ( Nós também agimos conforme nossos pais ou avós - temperamentos ?).
O que vocês acham?
Vou pesquisar no site do programa pois tem bastante curiosidades. (Marion- 30/08/08).
___________________________________________________________x________________________________
Oi gurias, voltei, ainda pensando na melhor maneira de formularmos a questão, pensei em:
a) Como é a convivência entre humanos e os cachorros?
Pensei nessa pergunta porque especifica mais o que realmente queremos saber, se tiverem outra idéia, coloquem aqui para discutirmos!
Beijos, Izolete (31/08/08)
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Concordo com você Izolete. É bem específica, direta. Bjus (Vou a pesquisa de campo, conversar com pessoas que tem animais e procuram ler sobre eles, inclusive "eu". 31/08/ 23H 3 8 min.
___________________________x________________________
Oi gurias, pelo que entendi,agora não é hora de pesquisar e sim definir a questão, como já coloquei duas outras perguntas, preciso que vocês concordem ou discordem e coloquem outras questões se for o caso, precisamos ser objetivas para fazer nosso plano andar, pois parece que anda meio "empacado". Assim que defirmos a questão, partiremos para a pesquisa.
(Izolete, 01/09/08)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Gurias, adorei a pergunta formulada lá em cima:
# Por que são cada vez mais estreitos os laços de afetividades entre os humanos e os cachorros?
Tenho medo em cairmos na história do "como" e simplificarmos demais nossa atividade como a professora Bea nos colocou na aula em que definimos as temáticas. O como parece apenas solicitar uma lista de eventos ou atitudes, já o por que instiga um maior aprofundamento. Eu vejo agora, depois dos comentários e orientações da professora Iris que o trabalho não é tão terrível quanto imaginava e talvez estivesse pecando por seguir outros passos que aqui não percebo serem mais importantes.
Que tal fecharmos a questão e partir para a pesquisa e coleta de idéias???
Beijocas para todas. Tati Roland - 01/09/2008
__________________________x___________________________________________
Oi Tati concordo com a questão que tu formulaste, acredito que fecha com o que queremos investigar,se as demais colegas estiverem de acordo, podemos ir para outra etapa, ou seja, lançarmos nossas certezas e dúvidas.
(Izolete: /01/09/08)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Oi Gurias!
Acho que não fui bem entendida, mas concordo com a pergunta acima. * Por que são cada vez mais........... entre os humanos e os cachorros?
Acredito que esta seria uma boa pergunta.
Quando falo em pesquisar é saber com o que posso contar para pondermos discutir e interagir o " grupo". Certo.
Até. Bjus Marion.
1/09/08
______________________x_______________________________
Oi Marion, pelo que etendi a pergunta não é a que está acima e sim a que a Tati colocou nos coments que é: Os cães são capazes de entender e/ou retribuir as emoções demonstradas pelos seus donos?(Izolete 01/09)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Gente acho legal a pergunta da Tati, pode ser esta para mim. Vamos nos encontrar amanhã as 18h no pólo.
Bjs, Ana Paula (02/09/08)
________________x__________________________x_______________________________
Oi colegas, como mudamos a formulação da nossa questão, fiz alguns ajustes no que já tínhamos postado,dêem uma lida e acrescentem ou retirem algo se não estiver de acordo com a proposta. Também dei uma encolhida no mapa para ficar mais visível, sem ter que ficar ralando a página
(Abraços, Izolete,. 04/05/08.)
_________________________________________________________________________________________________________________________________________
Oi Colegas!
Pelo que li no Wiki, o próximo passo depois da frase chave escolhida pelo grupo, podemos pesquisar sobre a temática(frase), realizar entrevistas, ver sites, fotos e montarmos o PA.
O que vocês acham de nos reunirmos no Pólo um dia desta semana ( a combinar) para vermos o que cada uma conseguiu?
O que acham?
Bujs Marion 09/09/08.)
________________________________________________________________________________________________________________________________________
Podemos combinar um encontro, mas primeiro temos que ter um tempo para pesquisar alguma coisa e termos em mãos materiais para o Pa. Temos que arrumar o mapa conceitual. Temos que tirar ou colocar as palavras soltasem algum lugar. Eu não sei mexer, pois não tenho ainda o mapa baixado em meu computador.
Abraços,
Ana Paula (09/09/08)
_______________________________________________________________________________________________________________
Ana Paula, o link para baixar o software está no wiki do pólo. No menu está o link que leva para a página:
Projetos de Aprendizagem
Abra@os, Iris
___________________________________________________________________________________________________________________________________
Oi Gurias!
Vou ver se também aprendo a mexer no mapa pelo link sugerido pela professora Íris.
Bjus Marion(09/09/08). Ah! Estou procurando assuntos referente ao nosso tema.
Olá!
Passei pelo nosso wiki, li os comentários de vocês e os da Profª Íris em relação a organização do nosso PA. Pela estrutura eu achei bom e entendo que estamos no caminho certo. Fim de semana vou tentar usar o programa do mapa conceitual e rformular de acordo com os comentários da Profª Íris. Vou pesquisar e arrecadar materias para que eu consiga dar a minha contribuição no projeto. Também vou olhar as orientações que estão no wiki do PEAD. Daniela
_______________________________________________________________________________________________________________________________________
Oi gurias, tudo bem?
Tenho lido os comentários das tutoras e´professora Iris, tenho tentado trabalhar no nosso projeto, mas como é um trabalho em grupo me sinto amarrada, pois as próximas estratégias de pesquisa precisam ser pensadas pelo grupo todo, por isso sugiro nos encontrarmos no pólo nesta terça feira às 18 horas, o que acham? Se tiverem outra idéia me avisem, também se preferirem outra data e local podem contar comigo,estou à disposição para agilizarmos nosso trabalho.
Beijos, Izolete.(12/09)
____________________________________________________________
Oi gurias, fiz uma nova versão do mapa considerando as palavras que estavam soltas no primeiro mapa, abri uma nova página no nosso wiki e publiquei-o lá, também salvei-o no servidor, podem dar uma olhada e comentar se está bom ou não, se quiserem façam as alterações necessárias e se preferirem podem excluir o que publiquei,colocando a nova versão de vocês. Quanto ao encontro que sugeri na terça feira, só recebi confirmação da Ana Paula,gostaria de um retorno de vocês e se tiverem outras sugestões contem comigo!
Abraços, Izolete.(15/09)
_____________________________________________________________________________________________________________________________________
Gurias, descobri que já muita gente pesquisando e concluindo fatos sobre nossa pesquisa, fiquei impressionada com os profissionais da medicina veterinária e os temas abordados por eles lá em 2004 num evento aqui mesmo no RS, por favor, passem e dêem uma olhadinha nesta programação que segue no link... é de invejar. Vou ver c om quem destes palestrantes conseguirei contato.
Abraços, Tati Roland
Olá, grupo
Sugiro uma passada no Google Acadêmico. Lá vocês poderão encontrar artigos confiáveis, escritos por veterinários.
Querem alguns exemplos?
Penso que novas "garimpagens" por lá valem a pena. Não esqueçam que estamos entrando em nova etapa e, nesta, vocês precisam começar a produzir alguns textos que mostram o que já conseguiram compreender, até este momento, sobre o vínculo homem-cão. Abra@os, Iris
PS: Gurias, arrumei os links. A Izolete me avisou que nem todos estavam abrindo. Abra@os
______________________________________________________________________________________________________________________________________
Oi Colegas e Prof Íris!
Realmente já andei pesquisando no Google Acadêmico e tem muitas pesquisas legais.
Vou verificar o que podemos dar continuidade no nosso PA. Bjus Marion.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Oi Marion, à tarde não pode porque trabalhamos 40 horas, precisa ser depois das 18hs, e avisa a Ana Paula e a Daniela com um dia de antecedência porque elas tem filhos pequenos e precisam organizar quem cuide deles.O importante seria o grupo todo se reunir. Se decidirem que o encontro será amanhã 19/09, me liga hoje, pode ser até a meia noite, não durmo antes!
fone: 34420512.
Beijos, Izolete.
----- Original Message -----
Sent: Thursday, September 18, 2008 6:21 PM
Subject: Re: Projeto dos animais
Oi Izolete e Colegas!
Estou sempre em casa a tarde. Às vezes levo algum dos meus filho ao médico, mas não é sempre. ( No dia 1º/10 meu filho tem otorino)
Será que amanhã a tarde ( às 15h. ) as colegas ou você, poderiamos nos encontrar no Pólo?
Ou qual seria o melhor hórário para ti?
Bjs Marion
2008/9/17 Izolete Lazaroto
<izolete.lazaroto@terra.com.br>
Oi Marion, é só tu combinar e marcar data e local. Estarei lá!
Beijos, Izolete.
----- Original Message -----
Sent: Wednesday, September 17, 2008 8:05 PM
Subject: Projeto dos animais
Oi Colega!
Estive no PA e está muito legal. Gostei da nova página e gostaria de participar.
Depois de alguns problemas estou ai para participar.
Podem contar comigo. Gostaria de saber como podemos nos encontrar, ok?
Bjs Marion.
_______________________________________________________________________________________________________________
Olá Colega Izolete!
Achei muito válido. É assim podemos confirmar e melhor nossos trabalhos.
Estou enviando os email para confirmar o encontro. Ok?
Bjs Marion. 18/09/08. 20:54.
________________________________________________________________________________________________________________
Oi Marion, a Tati não pode amanhã, podemos confirmar para a semana que vem,pode ser?
_________________________________________________________________________________________________________________
Para mim está ótimo posso organizar mas algumas coisas para levar para o nosso encontro de segunda - feira ( 22/09/08) . Assim podermos caminhar juntas no projeto.
Só ainda espero a confirmação da Dani e da Ana ( sei que de um diá para o outro é difícil para elas, pois tem filhos pequenos)
Bjus. Marion !8/09/08 às 22 :3 min.
__________________________________________________________________________________________________________________
Por mim pode ser segunda, qual o horário?
Abraços,
Ana Paula (18|09|08 - 22h37)
__________________________________________________________________________________________________________________
Oi colegas!
Conforme havia combinado com a Izolete, deixei algumas pesquisas que pude coletar sobre os cães que ajudam na cura de doenças. Se quiserem dar uma olhadinha e crescentar algo, fiquem a vontade.
Quero fazer um gráfico de pessoas que os cães ajudaram em "alguma cura" , podem separar para trocarmos no nosso encontro . OK? Bjs Marion. 19/09/08.
_______________________________________________________________________________________________________________
Então ficou combinado o nosso encontro segunda feira, dia 22|09, ás 18h.
Abraços, Ana Paula (20|09, 15h)
__________________________________________________________________________________________________________________
Oi Gurias!
Sim gurias, Segunda-feira às 18H.
Estou dando uma passada pelo projeto para reler o texto (cães na cura de doenças) para postar relato. Ok?
Bjs até segunda.
AH! Vocês viram o programa de ontem do globo repórter? A Lú deixou uma dica. (marion-20/09/08) 15:25min.
_________________________________________________________________________________________________________________
Oi Marion, vi o programa, parece que nosso tema é um dos assuntos do momento.
Nos links que a profª Iris nos disponibilizou tem um um material muito interessante, vale a pena dar uma olhada.
Eu não estava conseguindo abrir os textos, mas agora está ok! Obrigada profª Iris!
Abraços, Izolete, 20/09.
_______________________________________________________________________________________________________________________________
Na noite do dia 22- 09-2008 reunimo-nos no Pólo de alvorada para discutir acerca do trabalho e organizarmos os próximos passos. Os assuntos para os links sobre os temas foram discutidos bem como os assuntos que ainda precisam ser citados para complementar o projeto. Ficou acordado que cada colega irá fazendo as alterações que achar necessário no mapa conceitual e deverá publicá-lo com link no wiki do grupo. Ficou acertado que cada colega irá pesquisar e registrar suas descobertas até o final da semana quando acaba o prazo para a formulação do corpo do trabalho. Todas as componentes do grupo estiveram presentes. Trocamos telefones e quaisquer dúvidas poderão ser sanadas via e-mail ou telefonemas.
________________________________________________________________________________________________________________
Oi gurias!
Coloquei um site sobre raças de cães.
Izolete, fui mexer no mapa conceitual 2 e acabei ampliando o mapa.
Queria copiar para trabalhar nele no Word. Por acaso sabe como diminuir ?Ou alguém do grupo sabe?
Bjs Marion. 23/09/08
_______________________________________________________________________________________________________________
Marion, viste que abri ontem um link que trata da divisão dos cães por raças?Já é um texto original assim como os outros que estou postando. li teu material e achei muito bacana, não queres passar pra lá alguma coisa? Estou resgatando nos meus livros alguns itens sobre emoções para postar e agora não tenho oportunidade de fazer isto pra te ajudar. Bjocas querida.
Tati Roland
_________________________________________________________________________________________________________________
Oi Tati e colegas!
Vi o link Tati e achei muito legal.
Vou coletar mais algumas coisas referentes as raças e logo que der postarei algo para nossa página.
Um beijão a todas. Marion 25/09/08. 20h. e 52min.
__________________________________________________________________________________________________________________
Oi Ana Paula!
Havia combinado com a Izolete que qualquer problema entraria em contato contigo para passares o recado para ela.
Estou há dois dias tentando baixar o mapa, mas não sei onde achar. Procurei pelo Wiki e nada.
Poderias me ajudar?
Amanhã e domingo estarei no curso da CAEF . Só chego a noite.
Se puderes me ajudar, ficarei mais tranquila.
AH! Gurias qualquer uma de vocês , não é só a Ana. OK?
Bjs Marion 26/09/08.
______________________________________________________________________________________________________________________
Olá, Marion
Não é possível teres ficado dois dias procurando de onde baixar o mapa. Na página
http://peadalvorada5.pbwiki.com/PA colocamos o link para baixar o CMap, dicas de como entrar no servidor e juito mais. Passa lá e vais encontrar o que precisas. Abra@os, Iris
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Oi Marion, como a Iris já falou, está lá no wiki do pólo. Vai lá , clica e tem toda a explicação. No pólo tem o cd gravado é mais rápido. Qualquer coisa dá um toque.
Beijos,
Ana Paula (26|09|08)
Olá Ana Paula e Pro Íris !
Como havia faltado a última aula (estava doente) eu já tinha visitado a página do PA (mas anteriomente a colocação do tutorial) pensei que fosse em outro lugar, então logo após deixar o recado aqui hoje, fui na página do PA e vi o Tutorial. Era tão evidente que deveria estar lá.
Não quero justificar minha falta de atenção mas últimamente ando trabalhando sobre tortura em minha casa e quando estou aqui no computador é uma loucura, não consigo trabalhar concentrada. (falta compreensão da minha família com meus estudos).
Me perdoem o meu desabafo!
Obrigada e vou ter que achar uma solução para meus problemas pessoais.
Marion 26/09/08. 23h. e 8min.
______________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Marion
Não te preocupas, pois nós todas temos problemas, eu tb com meu bebê não é fácil, as vezes tb me perco toda. Fica tranquila, quando precisar e eu puder ajudar dá um grito, pois o trabalho é do grupo.
Beijos,
Ana Paula (27|09|08)
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Oi colegas, estou voltando a ativa após um breve sumiço de 4 dias, mas como havia avisada a Colega Ana Paula que estaria ausente no meio virtual nestes dias,pedi que ela ficasse atenta e me passasse pelo telefone os recados mais urgentes, pois estava em casa, mas com visitas da minha familia do Paraná o que tornaria quase impossível meu envolvimento com trabalhos do pead, mas agora as visitas já se foram e eu estou lendo teu desabafo Marion, fico preocupada contigo, vejo que estás te empenhando em participar, porém estás com dificuldades, se tu quiseres eu posso te ajudar durante a semana, depois das 5hs, podemos marcar na minha casa ou no pólo, é só avisar!
Beijos, Izolete.
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________
GRUPO!
Fiz uma terceira versão do mapa conceitual e já postei como " Mapa conceitual III". Passem lá para ver como ficou.
Beijos,
Ana Paula
Olá gurias!
Hoje no Pólo encontrei com a Marion. Ela estava postando o mapa conceitual IV. Disse que alterou, acrescentou o cão como guia-companhia-guarda-terapia... Estou com uma cópia para visualizar melhor.
Daniela 29/09/08
_______________________________________________________________________________________
Gurias resolvi abrir o link das curiosidades porque havíamos decidido fazê-lo e como vi que a Dani já postou uma sobre cães virando sabão achei melhor abrir o link agora para não aumentarmos demais nossa lista de páginas na side bar. Dani, dá uma olhada se tua descrição sobre teus cachorrinhos e a família não poderia ser na página de pesquisa de campo que tem uns relatos bem legais, não quis mexer no teu trabalho pq estou agora em horário de expediente e hoje à noite vou me dedicar às disciplinas que tenho que recuperar tarefas. Bjocas. Tati Roland
__________________________________________________________________________________________
Olá Gurias!
Achei super legal Tati, vou entar hoje a tarde para colocar algo lá.
Ah! Fiquem a vontade para contribuir no mapa conceitual. Neste fim de semana paticipei do curso do CAEF (era sobre música) foi muito legal! O pessoal maravilhoso, as professoras nos deram uma lição de vida. Depois eu conto, lá no meu Blog.
Bjs Marion. 3/10/08.
__________________________________________________________________________________________
Olá Gurias!
Precisamos começar a montar nosso texto em grupo.
Alguma sugestão?Para fazer essa escrita juntas?Tenho algumas idéias!
Bjs Marion. 07/010/08.
Oi Marion, quem sabe tu colocas tuas idéias aqui para discutirmos e também acrescentar nossas idéias!
bjos, Izolete. 07/10
Gurias, é importante pensarem no "roteiro". Que páginas pretendem abrir, que títulos poderão ter e que conteúdo (em linhas gerais) cada uma delas vai disponibilizar. Combinado isso, podem então ver quem abre que página e como a inicia. Isso significa que quem abre uma página e ali produz um texto, baseado no que já estudou(aram), o faz por questões operacionais e não porque é "dono" dela. As páginas abertas devem ser acompanhadas pelos demais que podem sugerir, alterar, acrescentar, corrigir. Mexi em uma página que a Izolete havia criado para mostrar como podemos fazer. Ela e a Ana já viram e aceitaram as alterações. Para que entendam o que já fizemos:
Elas publicaram:
Neste espaço faremos o registro do texto de autoria própria
O cão é um dos mais antigos animais domesticados tendo sua origem no lobo asiático.
Por ser o cão um dos mais antigos animais domesticados, pensamos que possa residir nesse ponto uma das explicações de este ser tão próximo aos humanos, pois com o passar dos anos, o homem foi aperfeiçoando o convívio com o cão, foi realizando cruzamentos que tivesse como resultado raças com características que satisfizessem cada vez mais as expectativas e necessidades humanas com relação a utilidade do cão, por isso, também acreditamos que outro ponto a ser considerado como importante na proximidade entre humanos e os cães seja a utilidade deste animal em várias áreas humanas, como por exemplo, em projetos terapêuticos, na proteção como cão de guarda, cão de companhia, na aprendizagem auxiliando crianças com dificuldades de aprendizagem e muitas outras. Toda essa proximidade e utilidade dos cão para com os humanos só é possivel devido às características presentes neste animal, caracteísticas estas que são a docilidade, a obediência e o companheirismo.
Interferi no texto para exemplificar como podemos usar citações. Risquei o que achava que poderia ser retirado, coloquei em azul minhas contribuições e deixei em preto as palavras que originalmente já estavam no texto. Ficou assim:
Neste espaço faremos o registro do texto de autoria própria
Para respondermos à questão "Por que seres humanos e cães estão, aparentemente, cada vez mais próximos?" sentimos necessidade de conhecermos um pouco mais esta espécie.
Em nossas pesquisas descobrimos que o O cão é um dos mais antigos animais domesticados e que, provavelmente, é originário do tendo sua origem no lobo asiático.
Segundo Breno Pannia Espósito(2002) , em A origem do cão doméstico, encontramos que, atualmente, os cientistas concordam que "o cão é de fato exatamente da mesma espécie que o lobo, o que é a mesma coisa que dizer que o cão é uma "raça" (ou uma variedade, ou uma sub-espécie) de lobo, como por exemplo o lobo ártico, Canis lupus arctos, que é uma outra variedade de lobo".Ainda segundo este autor, "Qualquer uma das mais de 400 raças de cães tem, no máximo, 0,2% de diferença genética com um lobo."
Por ser o cão um dos mais antigos animais domesticados, pensamos que, nesse ponto, possa residir uma das explicações de este ser tão próximo aos para sua proximidade com os humanos. pois
Com o passar dos anos, o homem foi aperfeiçoando o convívio com o cão, foi realizando cruzamentos que tivessem como resultado raças com características que satisfizessem cada vez mais suas expectativas e necessidades. Sua utilidade humanas com relação a utilidade do cão, por isso, também acreditamos que também pode ser outro ponto a ser considerado como importante na para esta proximidade entre humanos e os cães.
Sabemos da seja a utilidade deste animal em várias áreas humanas como, por exemplo, em projetos terapêuticos, na proteção como cão de guarda, cão de companhia, na aprendizagem, auxiliando crianças com dificuldades de aprendizagem, e muitas outras.
Toda essa proximidade e utilidade do cão para com os humanos só é possivel devido às características presentes neste animal, características estas que são a docilidade, a obediência e o companheirismo.
Gurias, esta é uma possibilidade. Alguém escreve, quem for lá complementar escreve de outra cor, só para marcar o que foi acrescentado e, se o material for aceito, a cor volta para o preto. Não é necessário fazerem assim, mas pode ajudar. Deixo a critério de vocês decidir como fazer, ok?
Outra coisa: o que acham de falar um pouco sobre as diferenças entre animais "amanssados" e "domesticados" para entrer a aproximação destes últimos com os humanos? Encontrei, vasculhando o material que já recolheram e entrando nos links deste material, esta página: http://www.infolobo.org/Raposa.html
O conteúdo dela é muito interessante e exemplifica como o processo de domesticação acontece.
Abra@os, Iris (08/10)
Olá gurias!
A idéia é continuarmos juntas este mesmo texto? Ou cada uma de nós colocamos nossas idéias em uma nova página?
Daniela 08/10
Daniela o que escrevi mais acima não te ajudou?
"Gurias, é importante pensarem no "roteiro". Que páginas pretendem abrir, que títulos poderão ter e que conteúdo (em linhas gerais) cada uma delas vai disponibilizar. Combinado isso, podem então ver quem abre que página e como a inicia. Isso significa que quem abre uma página e ali produz um texto, baseado no que já estudou(aram), o faz por questões operacionais e não porque é "dono" dela. As páginas abertas devem ser acompanhadas pelos demais que podem sugerir, alterar, acrescentar, corrigir."
Qual é mesmo tua dúvida? Iris (08/10; 17h)
______________________________________________________________________________________________________________________
Oi colegas e ProF Íris.
Colocando aqui o que havia pensado.
Pensei em abrir uma nova página com o relato final fazendo com as ligações do que cada uma escreveu, como a Prof. Íris sugeriu acima, cada uma poderá acrescentar algo se achar conviniente.
Só não abri uma página do Texto, digamos Final ou sintese da pesquisa do nosso PA, porque queria saber a opinião de cada uma.
O que vocês acham de abrirmos uma página com a frase do nosso PA?
E iniciarmos como está acima? Posso continuar escrevendo sobre os benefício da amizade dos caninos e da terapia em nossa vida auxiliando em tratamentos com pessoas cardiacas e etc .? Sem cópias de sites. Texto refletido e produzido por mim depois de pesquisa, correto?
O que acham?
Bjs. Marion. 8/10/08.
________________________________________________________________________________________________________________________
Olá, Marion e colegas
Abrir uma página para o relato final, se entendi bem, parece prematuro, não achas?
Também não entendi a sugestão da página com a frase do PA? Que frase seria essa? Qual é tua intenção? O que seria colocado nesta página?
Abrir uma página para falar de um dos aspectos, citados por ti, penso que é interessante. Quem sabe outras colegas possam aprofundar outros aspectos, sem deixar de acompanhar o que as demais estão produzindo, para também contribuir, é claro. A idéia é que todas tenham uma idéia e contribuam com tudo, mas como já coloquei, por questões operacionais, é necessário alguém começar. Combinem o "roteiro" como já sugeri acima. Isso vai facilitar e evita a dispersão de esforço.
E a Tatiani? Sinto falta dela por aqui.
Abra@os, Iris
Oi Marion e colegas, quando abri a página "Por onde iniciamos", inicialmente "texto autoria", mudou pois aceitamos a sugestão da professora Iris, eu não tinha certeza que o que estava fazendo era o correto, mas mesmo assim fui lá e "marquei ponto" ou seja, fiz um movimento e partindo desse movimento recebemos várias orientações da professora Iris nos comentários, ela também solicitou que a contatassemos pelo skipe, logo que li o retorno da professora entrei em contato com ela pelo skipe o que foi possível clarear um monte de dúvidas minhas,ficou claro para mim qual o caminhio a seguir de agora em diante, por isso sugiro a vocês que usem da disponibilidade da professora para clarear as dúvidas e pelo skipe fica bem tranquilo, dá para alinhavar um monte de trabalho em pouco tempo. Como podem ver nos comentários de uma das páginas eu até e-mail mandei para a profª Iris solicitando um retorno dela, o qual foi prontamente atendido, e mais, recebi um monte de orientações, mas para sermos orientadas temos que produzir, temos que concretizar nossas idéias com movimentos, com iniciativas,precisamos ousar mais "dar a cara a tapa" nem que seja para depois excluir tudo o que tivermos feito ou reformular, mas precisamos fazer algo, pois se não estiver de acordo o que fizemos, em cima do erro vamos construir nossos acertos. Também estou a disposição para ajudar no que for necessário, dentro das minhas possibilidades.
Abraços, Izolete!
Oi colegas, pensei num roteiro para os próximos passos do nosso PA, vou colocá-lo como sugestão e gostaria que vocês lessem e se não concoradarem sugiram outro e se concordarem, bom trabalho:
Sugiro que a Ana Paula produza um texto próprio detalhando as características das raças como o companheirismo ,a docilidade, como isso facilita a aproximação do homem com o cão. Pode linkar no texto "Por onde iniciamos. Daniela tu podes desdobrar mais sobre a inteligência canina numa página também linkada na "Por onde iniciamos". Marion, tu podes detalhar mais num texto próprio sobre o cão e os projetos terapêuticos, as raças e suas características, as mais favoráveis para isso, as que favorece a proximidade homem e o cão. Tatiani, tu podes detallhar mais sobre a visão dos cães e os sentidos deste , o fator que aproxima homem- cão através destes sentidos.
Colegas, espero que isso possa ajudar vocês!
Abraços, Izolete!
Oi Izolete e demais colegas, por mim está tudo bem, posso fazer um texto utilizando as características das raças.
Abraços, Ana Paula
Oi colegas!
Como sugeriu a Izolete, postei um pequeno texto sobre terapia canina mas colocarei as raças que fazem parte deste tratamento , oK?
AH! Sábado vim abrir minha página de auto- avaliação e já encontrei pronta. Obrigada para quem abriu para mim.
Bjs Marion.
_______________________________________________________________________________________________________________________
Oi gurias!
Já fiz um link na palavra das raças no texto para destacar as raças na recuperação de doentes ou melhor dizendo nas terapias e auxilio de pessoas portadoras de deficiências. Ok?
Bjs Marion. 18/10/08.
______________________________________________________________________________________________________________________
Oi Gurias!
Ficou bem legal o mapa conceitual V. Apenas acho que poderiamos fazer um ajuste no que diz respeito a comunicação entre os Homens e Cães. O que vocês acham ? Será que ficou bem colocado no mapa ou faltou uma ligação? Fiquei em dúvida .
Bjs Marion 22/10/08.
____________________________________________________________________________________________________________________
Oi Marion, tudo bem?
Quanto ao mapa, eu penso que se tu achas necessário e importante fazer as alterações , por mim tudo bem, o último mapa foi iniciado pelo grupo na aula do dia 17 e concluído ´posteriormente pela Daniela, mas não vejo problemas em tu mexer nele novamente.
Quanto a página das raças eu já li toda e colaborei com um parágrafo no final dela, colocando a percepção do grupo sobre o estudado até aqui!
Beijos, Izolete
22/10
Recent Visitors
Comments (34)
Iris Elisabeth Tempel Costa said
at 8:46 pm on Aug 30, 2008
Gurias, vamos pensar juntas? Quando vocês perguntam, "Por que são cada vez mais estreitos os laços de afetividade entre os humanos e os cachorros?", vocês partem do pressuposto de que estes laços de afetividade estão, mesmo, cada vez mais estreitos. Como concluíram que os laços se estreitaram? O que dá sustentação a esta idéia? Pelo que entendi, esta é uma certeza "embutida" na questão, mas falta conhecer as razões deste estreitamento de laços, falta o porquê. Como pretendem investigar este aspecto? Onde pensam encontrar informações que possam auxiliá-las a explicar esta relação?
Anonymous said
at 11:58 pm on Aug 30, 2008
Oi profª Iris, concordo,ao elaboramos um questionamento partindo de uma certeza, que é o estreitamento dos laços afetivos entre humanos e cachorros, analisando seu comentário percebi que não podemos ter certeza de uma coisa que não pesquisamos. Penso que estamos com dificuldade na elaboração da pergunta, mas é consenso no grupo, pelo que já conversamos, que o que nós queremos investigar é o relacionamento entre humanos e os cachorros, falta só elaborar uma pergunta para o assunto, quer dizer, uma pergunta que haja possibilidade de investigação.
Abraços, Izolete.
Anonymous said
at 11:10 pm on Aug 31, 2008
Oi Prô Íris e colegas!
Seria bom nós fazermos um relatório do que descobrimos até agora, o que acham?
Bjus.
Anonymous said
at 11:19 pm on Aug 31, 2008
Acho que primeiro devemos achar a pergunta certa para o nosso tema. Está bem difícil.
Bjs
Iris Elisabeth Tempel Costa said
at 9:36 am on Sep 1, 2008
Olá, grupo. A Ana Paula tem razão, vocês precisam definir a questão. Depois, é necessário levantar as certezas e dúvidas ligadas a ela. Estou sentindo falta da participação do grupo como um todo. Abra@os, Iris
Anonymous said
at 7:53 pm on Sep 1, 2008
Gente, que tal a seguinte questão: Os cães são capazes de compreender e /ou retribuir as emoções demonstradas por seus donos? Penso que assim não afirmamos nada, mas ficamos dentro do campo das emoções, reações e relacionamento entre o homem e seus mascotes. Que acham???
Anonymous said
at 9:04 pm on Sep 2, 2008
Acho que a questão da Tati está boa.
AnaPaula
Anonymous said
at 12:24 pm on Sep 7, 2008
Oi gurias,me desculpem a ignorância, mas vocês sabem qual é o próximo passo?Estou a fim de trabalhar, mas não sei para que lado ir, se vocês souberem, por favor me orientem, estou meio perdida!
Abraços, Izolete.
Anonymous said
at 10:45 pm on Sep 8, 2008
Oi Izolete!
Não é só você que está meio perdida, andei contraindo um virus da gripe e andei passando por vários apuros. Faz uma semana que não consigo voltar ao ritmo natural dos trabalhos.
Gostaria de conversar com o grupo todo, que tal pelo Skype?
Gostaria de participar mas não sei como?
Um abraço. Marion.
Anonymous said
at 3:01 pm on Sep 9, 2008
Oi Izolete, estamos perdidas, pois não sabemos o que fazer.
Também quero trabalhar, mas não sei para onde caminhar. Temos que aguardar instruções.
Abraços.
Iris Elisabeth Tempel Costa said
at 12:58 pm on Sep 12, 2008
Gurias, por que estão tão perdidas? Já passaram pelo wiki do pólo? Lá estamos especificando os próximos passos. Seria muito bom fazerem uma audio-conferência pelo Skype para combinarem como vão seguir. Deixei sugestões de links para consulta. Viram? Abra@os, Iris
Anonymous said
at 12:11 pm on Sep 13, 2008
Oi gurias, tudo bem?
Tenho lido os comentários das tutoras e´professora Iris, tenho tentado trabalhar no nosso projeto, mas como é um trabalho em grupo me sinto amarrada, pois as próximas estratégias de pesquisa precisam ser pensadas pelo grupo todo, por isso sugiro nos encontrarmos no pólo nesta terça feira às 18 horas, o que acham? Se tiverem outra idéia me avisem, também se preferirem outra data e local podem contar comigo,estou à disposição para agilizarmos nosso trabalho.
Beijos, Izolete.
Anonymous said
at 12:54 pm on Sep 15, 2008
Oi gurias, fiz uma nova versão do mapa considerando as palavras que estavam soltas no primeiro mapa, abri uma nova página no nosso wiki e publiquei-o lá, também salvei-o no servidor, podem dar uma olhada e comentar se está bom ou não, se quiserem façam as alterações necessárias e se preferirem podem excluir o que publiquei,colocando a nova versão de vocês. Quanto ao encontro que sugeri na terça feira, só recebi confirmação da Ana Paula,gostaria de um retorno de vocês e se tiverem outras sugestões contem comigo!
Abraços, Izolete.
Anonymous said
at 10:21 pm on Sep 15, 2008
Izolete olhei a nova versão do mapa e achei que ficou bom, a medida que formos pesquisando vamos modificando se for necessário. Bjs, Ana Paula
Anonymous said
at 2:36 pm on Sep 16, 2008
Izolete querida, respondi tua pergunta através de e-mail. De qualquer forma registro aqui também minha resposta. Acho que podemos nos encontrar sim, dou aula para os agentes ambientais esta noite, mas vou providenciar um colega para ficar em meu lugar. Não respondi antes porque estava fora no final de semana num evento sobre educação ambiental e ontem só via livros de Biologia por causa de minha prática de ensino que era hoje. Qualquer decisão me avisa por favor, vamos ter que trocar os telefones também...
Bjocas.
Att:
Tati
Anonymous said
at 5:26 pm on Sep 16, 2008
Gurias como não tive também retorno sobre a reunião de hoje estou indo para o trabalho, o colega foi dispensado já que não tinha certeza se ficaria ou não. Qualquer coisa estou no CEA Sala Verde, fone 30448642, acho que podem até ligar do Florestan caso forem pra lá.
Bjocas
Anonymous said
at 6:21 pm on Sep 16, 2008
Estou tentando visualizar a nova versão do mapa no Pólo mas não estou conseguindo. Se não der, vou ver na escola na quinta.
Anonymous said
at 7:44 pm on Sep 16, 2008
Oi gurias, estou lendo o retorno de vocês agora, às 19H 30 min.Esperei ontem até a meia -noite, como ninguém respondeu e a Ana Paula precisava confirmar ontem para se organizar com o bebê, decidimos não nos encontrar!Não abri meu e-mail hoje, durante o dia porque trabalho o dia todo. Agora a iniciativa de de reunirmos será de vocês, se quiserem é só me avisar ou deixar um recado nesta página, entro aqui todo dia para trabalhar ou ver o andamento do nosso PA!
Beijos, Izolete.
Anonymous said
at 4:02 pm on Sep 17, 2008
Oi Colegas!
Estive doente e sem internet deste sábado dia 13/09, por isso não consegui ler os recados de vocês. Além disso tinha que fechar as avaliações e preparar para o desfile no Domingo(piorei de saúde- pois peguei sol na cabeça e frio no corpo) graças a Deus segunda-feira folguei pelo desfile mas passei de cama com febre e na terça-feira fui me arrastando para o colégio pois tinhamos entrega das avaliações. Quando cheguei em casa cai de cama com dores pelo corpo, isso que eu já havia tomado a vacina para gripe para justamente evitar esses transtornos. Mas estou aqui tentado retomar ao trabalho e se quiserem se encontrar pelo skype ou no Pólo é só marcarem, estou pronta. Bjus Marion
Anonymous said
at 6:43 pm on Sep 18, 2008
Meninas, como não temos aula presencial na semana que vem o que acham de nos encontrarmos na quarta-feira para resolvermos algumas coisas do trabalho? Creio que cada uma está dentro de suas possibilidades fazer algo, mas creio que devamos dividir tarefas para não gerar polêmicas.
Iris Elisabeth Tempel Costa said
at 7:55 pm on Sep 18, 2008
Grupo, a idéia é realizarem um trabalho cooperativo. Isso significa que se uma abre uma página, a (s) outra(s) pode(m) e deve(m) editá-la para acrescentar algo, pode(m) mudar o que julgar estar incompleto ou formatado de modo inadequado, etc, etc. Nas pesquisas escolares feitas em grupo, geralmente, cada integrante faz um pedaço e depois tudo é reunido e entregue. Um ambiente virtual como o nosso permite que todos participem e alterem as diferentes páginas que forem construídas. Seria muito bom conseguirem se reunir, ao vivo ou por Skype. Abra@os
Anonymous said
at 8:05 pm on Sep 18, 2008
Oi Marion, tomei a liberdade de colar os e-mails que enviou para o grupo na página das trocas para que fique registrado todas as combinações e mobilizações do grupo!
Beijos,Izolete.
Anonymous said
at 9:08 pm on Sep 18, 2008
Gurias, a única noite que não consigo trocar é a sexta-feira porque não estou na Smed, na sexta-feira à noite dou aulas de Filosofia e Sociologia para o ensino médio em POA.
Abraços.
Anonymous said
at 4:24 pm on Sep 19, 2008
Oi Tati!
Fique tranqüila, sabemos que também trabalhas duro.
Qual seria o melhor dia?
Nós estamos nos encontrar na seg. 22/09, no Pólo. Tu podes?
Bjus Marion.
Anonymous said
at 2:46 am on Sep 21, 2008
Oi, meninas! Tudo bem? Olha só: procurando material para meu grupo, achei essa reportagem que fala de Terapia com Animais. Tem até vídeo... o endereço é http://globoreporter.globo.com/Globoreporter/0,19125,VGC0-2703-19769-3-322467,00.html Bjs.
Anonymous said
at 7:42 pm on Sep 23, 2008
Oi Marion, já diminui o tamanho do mapa, mas para tu mexeres no mapa tu tens que ter o programa no teu computador,pode ser baixado do wiki do pólo, aí tu entras no servidor de ALVORADA onde vais encontrar os outros 2 mapas aí tu salvas no teu computador, mexe e depois salva como imagem e publica numa página do nosso projeto! Abraços, Izolete.
Anonymous said
at 10:58 pm on Sep 28, 2008
Gurias fiz um mapa e postei como "Mapa conceitual III. Passem lá para ver como ficou.
Beijos,
Ana Paula
Anonymous said
at 11:09 pm on Sep 30, 2008
Oi gurias!
Ana vi teu mapa e logo depois coloquei mais uma modificação.
Aproveitei a abertura da nova página e deixei um pouquinho de algumas curiosidades. OK?
se der amanhã verei mais algumas.
Bjs Marion.
Anonymous said
at 11:35 pm on Oct 3, 2008
Olá gurias!
Só pude vir aqui agora, o computador aqui de casa é muito disputado, e hoje passei o dia todo no ZOO (foin toda a Escola)passamos o dia todo. Ontem eu e a Iliana passamos a tarde trabalhado na linha do tempo. Por isso ainda não deu para postar nada ontem e hoje. Estou trabalhando na atividade de Psicologia que é para amanhã. Mas se conseguir resolver tudo, amanhã venho dar uma reforçada no PA.
Bjs Marion.
Anonymous said
at 4:44 pm on Oct 8, 2008
Oi! Li os comentários referente a produção do texto em grupo, eu gostaria de comentar mais sobre a inteligência dos cães e a relação de proteção que eles tem conosco. Posso dar continuidade no mesmo texto ou abrir uma página própria?
Daniela 08/10
Anonymous said
at 6:41 pm on Oct 9, 2008
Olá gurias. Estou acompanhando através da lista a troca de sugestões sobre a aula presencial da semana que vem e preocupa-me demais o fato de que a data prevista seja sexta-feira porque conforme já havia registrado trabalho em uma escola particular em POA até às 22:35. Como a aula é sobre os PAs fica ainda mais complicado visto, como diz a professora Iris, minha falta aqui. De qualquer forma se ficar acordada a data não estarei presente, pois não tenho como faltar nesta escola. Acreditem que eu estou sentindo muito e gostaria de estar com vocês neste encontro com a professora Iris.
Iris Elisabeth Tempel Costa said
at 7:13 pm on Oct 14, 2008
Olá, Tatiani! Realmente, sinto tua falta por aqui e seria muito bom podermos conversar. Penso que conversarmos pelo Skype também pode ajudar. Mesmo levando um atestado não tens como faltar ou trocar com uma colega?
Anonymous said
at 9:37 pm on Oct 16, 2008
Professora, neste ano mudei de emprego pelo PEAD e já não tenho tantos problemas para frequentar as aulas presenciais. Não posso faltar nesta escola, poderia muito bem fazê-lo , mas custará um valor que no momento não posso pagar porque devido às escolhas de emprego meu salário diminuiu muito. Estou encaminhando para seu e-mail uma solicitação que fiz à professora Bea que deve estar também à mil trabalhando com os grupos e não obtive ainda resposta. Aguardo sua opinião.Abraços.
Iris Elisabeth Tempel Costa said
at 9:28 pm on Nov 5, 2008
Olá, Tatiani! Estamos finalizando o projeto e não te vejo participando. Estou muito preocupada. O que tens feito?
Quanto a questão colocada no mail, não sei responder. Precisas consultar a UFRGS.
Abra@os
You don't have permission to comment on this page.